sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ideias chave: Corrupção

Corrupção moral existe em qualquer grupo de pessoas e há um papel legítimo para a regulação governamental. Entretanto, é preciso lembrar que a política não é menos corrupta do que a economia e, com frequência, regulação e legislação acabam sendo uma “cura” pior do que a “doença”.

Os “donos” do poder de governo – os que “conquistaram” o “estado” – não são mais “puros” que os homens de negócio, como todos nós estamos hoje vendo com muita clareza. A falência de negócios e empresas acontece com muito mais facilidade do que a deposição dos grupos que se revezam à testa do “estado” e que tem as rédeas do governo nas mãos.

A impunidade é o escudo de proteção dos grupos políticos, empresariais, sindicais e corporativistas que se aliam para manter privilégios e parcelas de poder. Nenhum deles se sente responsável pelo dinheiro que não é seu, por um povo que, no fundo, também não é seu. A riqueza gerada pelas pessoas que trabalham e empreendem é confiscada via uma monstruosa carga tributária e usada para pagar a próxima eleição, a próxima propina ou os próximos subsídios a empresas e empresários que sobrevivem das benesses estatais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário