sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ideias chave: Minorias Criativas


O sentimentalismo que prevalece no nosso país faz com que a sociedade brasileira se torne presa fácil daqueles que tem o poder de oferecer às pessoas algum tipo de gratificação “sentimental”. Como dar voz aos valores verdadeiros únicos capazes de sustentar a vida comunitária e social, em vez dos consolos sentimentais transitórios buscados pelos indivíduos?


Isto não pode ser feito de cima para baixo. Isto só pode ser feito por minorias criativas em comunidades locais. Por isto, as comunidades locais precisam ser valorizadas pela sociedade como um todo. Essas minorias em autênticas comunidades locais oferecem o testemunho dum modelo de vida que, pouco a pouco, aponta para uma existência diferente, para uma maneira diferente de viver e de ver as coisas.


Há entre as pessoas vítimas do secularismo aquelas que buscam o que é verdadeiro, o que é bom e justo. Essas pessoas sofrem com a mentira e a corrupção institucional que se instalou no nosso país. Os homens e mulheres de bem estão acabrunhados pela falta de comprometimento com a verdade que grassa no Brasil. Eles querem dar um testemunho de que é possível resgatar a honestidade, a fé, os valores tradicionais que pautavam a vida familiar, a vida no bairro, a vida entre conhecidos e desconhecidos. Para tanto, precisam ser desafogados do peso político, econômico e cultural que lhes foi imposto pela ingerência desmedida do Estado na vida de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário