sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ideias chave: Subsidiariedade

O Estado raramente tem a sabedoria de distringuir quais são os seus próprios limites. Seus poderes precisam ser estritamente limitados pelo princípio da subsidiariedade. O princípio da subsidiariedade deveria estar na base de todas as leis para permitir que famílias, empresas e associações voluntárias se autorregulem.


O princípio da subsidiariedade afirma simplesmente que decisões locais são sempre preferíveis a decisões centralizadas. A delegação de poderes do governo central para os governos locais, por meio dum mandato constitucional que estabeleça no nosso país um autêntico federalismo é urgente. O equilíbrio entre os Poderes que constituem o governo central, uma estrita definição das competências da União e um Judiciário independente são essenciais para restringir o poder do Estado.

Os homens de bem do nosso país estão acabrunhados diante dum verdadeiro império do mal que se “adonou” do Brasil. O mal político e o mal pessoal não são erradicáveis. Mas, o mal pessoal é bem menos perigoso do que o mal armado pelo poder coercitivo de um “estado” centralizador e, por isto mesmo, autoritário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário