sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ideias chave: Trabalho

As pessoas só se realizam quando se sentem livres para empregar sua energia individual numa atividade produtiva e criativa. O trabalho, assim como o lazer, tem um valor para além da sua remuneração em dinheiro. O trabalho permite o pleno desenvolvimento da engenhosidade e das aspirações das pessoas.

O trabalho é um bem. Ele, no mínimo, salva-nos da ociosidade e do vício. O trabalho é um imperativo. Através dele modelamos a natureza às nossas necessidades. 

O trabalho não é menos criativo do que a pintura, a música ou a escultura. Mas, diferentemente delas, a condição humana nos impõe a necessidade do trabalho para que possamos continuar a viver. Reduzir o trabalho ao labor, (que é o mesmo que trabalho escravo), o lazer ao ócio é um crime contra a natureza humana. 

O resultado econômico do trabalho é essencial ao sustento das famílias, das localidades e do próprio “estado”. O trabalho cria as condições de manutenção das gerações futuras. A vida em família se torna possível pelo trabalho e este adquire significado quando é realizado pelo bem da família. Nada é mais importante para um pai e mãe de família do que os meios necessários para a educação e saúde dos seus filhos. A solidariedade familiar nos livra da prisão do egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário